domingo, 26 de maio de 2013

Gestação











Durante o período de gestação, o corpo feminino passa por várias transformações que têm como principal objetivo garantir a formação e a manutenção da vida que se forma dentro de seu útero.
Mudanças no corpo da gestante 
Dentre estas inúmeras mudanças, ocorrem alterações nas dosagens sanguíneas e urinárias, aumento da função cardíaca, uma vez que, batendo mais rapidamente, o coração é capaz bombear um volume maior de sangue pelo corpo e garantir que sejam levados todos os nutrientes necessários à formação do feto através do sistema circulatório.


Ocorre ainda, um aumento no volume de água no corpo, o sistema respiratório passa a trabalhar mais devido ao aumento que ocorre no volume respiratório, os rins também, devido ao aumento da filtração glomerular renal, além de muitas outras mudanças importantes tanto para a criança quanto para sua mãe.



Cuidados necessários 
Nesta fase é muito importante que a gestante tome todos os cuidados necessários para garantir uma gestação tranqüila e sem complicações, além, é claro, de realizar o acompanhamento médico conhecido como pré-natal.
Você sabia?
- A Abstetrícia é o ramo da Medicina voltado para a gestação, o parto e o puerpério (fase pós-parto). O médico que atua nesta área é conhecido como obstetra.