sexta-feira, 5 de abril de 2013

Reeducação Alimentar




Reeducação alimentar: cinco ações para mudar sua rotina



1.              Estipule metas possíveis
Antes de qualquer atitude, você precisa assumir um compromisso próprio e estar ciente de que o processo consome tempo e exige dedicação. Aproveite a fase inicial para estipular metas possíveis a curto prazo e auxiliar na perda de peso. Procure comprar alimentos in natura, carnes e frutas frescas.

2.              Não pule refeições
Para não burlar a dieta é preciso fazer de cinco a seis refeições por dia. Procure alimentar-se de três em três horas e não pule as refeições, o que fará você sentir mais fome e comer ainda mais em sequência. O café da manhã, almoço e jantar devem ser completos e nutricionalmente equilibrados, sem radicalismos. Entre eles inclua uma fruta, barrinha de cereais ou água de coco como lanche.

3.              Faça trocas inteligentes
Dê preferência para a versão integral de alimentos como pães, massas e biscoitos. Isso não significa que o valor calórico será menor, mas os grãos integrais possuem alto teor de vitaminas e fibras, que auxiliam no controle da glicemia, colesterol e mantêm a sensação de saciedade por mais tempo. Evite queijos calóricos, como provolone, parmesão, gorgonzola, prato ou mussarela. Troque estas opções gordurosas por ricota, minas frescal light, ricota e cottage. Embutidos como o peito de peru ou peito de chester são carnes com menor valor calórico, mas contêm teor de sódio relevante, portanto, você pode comer, mas não deve exagerar. No almoço e no jantar, opte por carnes magras e grelhadas, como peito de frango, filé de peixe ou cortes de carne bovina ou suína.

4.              Pratique exercícios físicos com regularidade
Investir na alimentação e exercícios físicos significa menos peso, menos estresse e mais disposição para garantir o corpo e saúde em dia, alcançando as metas e objetivos propostos no início do processo de reeducação alimentar. De início, procure fazer 30 minutos de caminhada para sair do sedentarismo. Se optar por frequentar uma academia, procure orientação profissional para encontrar os exercícios mais adequados ao seu preparo físico. Se você já treinou, mas estava parado, não tente recuperar o tempo perdido em alguns dias. Comece devagar e vá acrescentando dificuldades à rotina de exercícios.

5.              Não abra mão de tudo
Se você não consegue pensar em um fim de semana sem sair para beber com os amigos, saiba que você pode consumir álcool, mas sem exageros. Na reeducação alimentar você acaba ingerindo quantidade menor de alimento, potencializando os efeitos tóxicos da bebida no organismo. Tenha cuidado com vinhos suaves e caipirinhas, que levam açúcar, e principalmente drinques com leite condensado, creme de leite ou xarope de glucose, já que estes ingredientes possuem muitas calorias, interferindo no processo de emagrecimento.