domingo, 10 de março de 2013

Doação de Sangue


 O Hemocentro da Famema (Faculdade de Marília) sofre com a baixa no número de doadores. Nos últimos dias, uma média de 35 pessoas tem comparecido ao setor para doar sangue, enquanto o ideal seria 60 doadores.
O número reduzido de doadores já reflete na escassez de alguns tipos de sangue como A negativo e B negativo. “No caso do B negativo, o caso é mais sério, pois temos apenas uma bolsa no estoque e isto pode prejudicar na realização de cirurgias”.
 Outro tipo com número de bolsas abaixo do ideal é o AB negativo, são necessários pelo menos cinco, enquanto o estoque conta apenas com quatro.
Para reverter este quadro os funcionários do Hemocentro têm feito ligações e enviado cartas-convites para pessoas que já doaram alguma vez. Para homens o intervalo entre as doações deve ser de 60 dias e para o público feminino de 90 dias.
“Pedimos para que as pessoas levem a sério as correspondências e telefonemas, porque a partir do momento que utilizamos estas estratégias é que o setor realmente precisa de atenção”.

O Hemocentro está localizado na rua Lourival Freire, 240, no bairro Fragata.